quinta-feira, 4 de junho de 2009

Microsoft começa a distribuir Service Pack 2 do Vista

São Paulo, 26 de maio de 2009 – A Microsoft começou a distribuir, na internet, o segundo Service Pack (SP2) para Windows Vista e Server 2008.

O pacote inclui suporte a novos tipos de hardware e todas as atualizações contidas no SP1, que é necessário para instalar a nova versão.

Entre as novidades, estão a capacidade de gravar dados em mídias Blu-ray e reconhecer dispositivos que usam o padrão Bluetooth v2.1, além de melhorias no widget que gerencia feeds RSS na barra lateral do sistema.

Por enquanto, o SP2 está disponível no http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=a4dd31d5-f907-4406-9012-a5c3199ea2b3&DisplayLang=en em cinco idiomas (inglês, francês, alemão, japonês e espanhol).

Não há previsão de lançamento da versão em português, segundo informações da unidade brasileira da companhia.

Instalando e configurando o ZoneAlarm !!!


Todo mundo que usa computador sabe que está apto a ser invadido por pessoas mal-intencionadas. Para isso foram criados uma série de softwares para tentar combater isto: antivírus, firewall, portscans etc ...

Com o firewall instalado, seu computador ficará "invisível" na internet.

A instalação é simples e logo que ele for instalado, dê 2 cliques no ícone do desktop. O programa irá para a barra Systray (Ao lado do relógio). Dê 2 clique nele e aparecerá o programa em si.

Clique em "Firewall" e aparecerá esta tela:


As opções estão divididas assim:

Low (baixo) – Garante privilégios de aplicações e do Internet Lock e deixa o PC visível aos outros computadores da Trusted Zone. O firewall não bloqueia o compartilhamento de arquivos ou impressoras ou o tráfego

Medium (médio) – Recomendado para PC’s ligados à Internet através da rede local e está por padrão na Trusted Zone. Compartilhamento de arquivos e impressoras, além de serviços do Windows(NetBIOS) são permitidos para computadores pertencentes à Trusted Zone.

High (alto) – Nível mais elevado de segurança que fornece alguma flexibilidade ao nível de aplicações. O firewall bloqueia o acesso dentro da Trusted Zone ao Windows (serviços NetBIOS) além do compartilhamento de arquivos e impressoras. O computador fica no Modo Stealth (Invisível): todas as portas, não utilizadas por um programa em execução, são bloqueadas e não são visíveis para a Trusted Zone. Este modo abre automaticamente as portas somente quando um programa com permissões necessita delas.

Clicando na guia "Zones" irá aparecer a tela:



Aqui permite aumentar o alcance da Trusted Zone, assim como a configuração da segurança da Zona Confiável num nível mais alto, ao permitir que determinados computadores (confiáveis) possam ou não ter ligação ao nosso computador abrangido pelo nível de segurança Trusted Zone. Os computadores considerados não confiáveis ficam sempre no nível Internet Zone.Isto seria mais usado em redes locais.

Para adicionar outros computadores à Trusted Zone, pressione o botão "Add" que permite escolher em: adicionar um host (ou site) por nome, um endereço IP ou uma sub rede IP. Em todos é possível acrescentar uma descrição. Veja:

• Host/Site – Permite adicionar um nome de computador à Trusted Zone. Basta escrever uma descrição e o nome do computador. Introduza um nome do tipo domain-style name (tal como "ftp.hpg.com.br") ou um nome Windows-style (tal como "FTPSERVER"). O botão "Lookup" permite verificar e preencher o endereço IP do computador. Se os endereços IP associados aos nomes dos computadores forem mudados após colocar o computador na zona de confiança, aqueles endereços IP modificados não ficaram automaticamente adicionados à zona confiável. Nesse caso, deve-se utilizar o botão "Edit" e alterar o IP através do botão "Lookup".

• IP Address - Permite adicionar um endereço IP que se refere a um único computador da Trusted Zone.

• IP Range – Onde se pode definir vários IPs consecutivos para a Trusted Zone.

Você também poderá bloquear programas que não quer executar enquanto está conectado.

Clique em "Program Control" e irá aparecer a tela:




É aconselhável que você deixe em "Medium" e em "On", principalmente se o computador está designado para trabalho em uma empresa.Isto faz com que programas descadastrados (para adicionar ou remover clique na aba "Programs") de serem executados.

O menu "Alerts & Logs" permite que você guarde informações da rede, como tentativas de invasão, tentativas de abrir programas cadastros para não serem executados.No botão "Advanced" você configura os arquivos logs.

O menu "E-mail Protection" permite que você bloqueie certos tipos de e-mail, como spammers, anexos com possíveis vírus.

O menu "Overview" não há configurações: há apenas informação do produto e também o status do firewall, com quantidades de tentativa de invasão, programas para não serem executados e e-mails suspeitos.

Este tutorial é voltado aos leigos e que não querem passar apertos na internet: com uma configuração básica, diminui bastante o risco na internet. Para usuários mais experientes isto é tirado de letra ...

Qual a utilidade em instalar um firewall pessoal no computador?

Se bem configurado, um firewall pessoal pode ser a salvação dos computadores.
Você já deve estar cansado de ouvir falar em segurança na Internet, antivírus, pragas cibernéticas e coisas do gênero. De fato, este assunto é o mais comentado quando se fala na rede mundial de computadores. Se ele não fosse realmente importante, certamente não seria abordado com tanta frequência.

Segurança é algo que está presente na vida do ser humano constantemente, não apenas quando ele está em frente ao computador. Você já deve ter ouvido falar em antivírus, firewalls e anti-spywares. Mas você qual a real utilidade de tê-los instalados no computador ou você instalou porque um amigo falou que era bom?

Bom, eu vou tentar mostrar e explicar quais os motivos de se ter um firewall pessoal instalado e funcionando em sua máquina e também como eles agem. Preste muita atenção, pois algumas informações podem ser vitais para o bom funcionamento do seu aplicativo de segurança. Bom, chega de conversa. Vamos ao que interressa!



Firewall é diferente de antivírus


Cuidado para não confundir firewall com antivírus. Embora ambos sejam programas voltados para a segurança, suas funções são bem distintas. O antivírus é responsável por proteger seu computador do ataque de vírus (meio óbvio, né?!). O que o antivírus faz é detectar os softwares maliciosos e destruí-los.

O firewall, por sua vez, é uma combinação de hardware e software utilizado para o controle de acesso em uma rede de computadores. É ele o responsável por bloquear qualquer tentativa de acesso ao seu computador sem a devida autorização.

Alguns firewalls permitem a análise periódica do conteúdo das conexões, impedindo assim o ataque de malwares antes mesmo que o antivírus os detecte.

Mas primeiro...

Antes de prosseguir com o artigo, é preciso que você entenda o significado backdoor. Programas de computador e sistemas operacionais não são perfeitos, sempre há uma falha. Para essas falhas damos o nome de backdoors (também chamado de porta dos fundos) e é através delas que os crackers e hackers invadem os computadores.


Qual a utilidade em instalar um firewall pessoal?





Os antivírus não são capazes de detectar tentativas de acesso ao computador por meio de um backdoor. Desde que bem configurado, um firewall não só detecta como impede o acesso de programas e pessoas ao seu computador.



Por isso que muitas vezes, ao instalar um firewall, é preciso liberar os programas que você usa e algumas portas de comunicação.

Outra característica importante dos firewalls é a capacidade que eles têm de identificar as origens das tentativas de invasões e exibi-las ao usuário, o que permite o bloqueio da porta ou do IP utilizado.


Firewalls externos


Uma dúvida muito comum dos usuários é:

“Por que instalar um firewall se o Windows já vem com um pré-instalado?”

Embora tenha evoluído (e muito) com o passar das edições, o firewall do Windows ainda é muito básico. Ele foi criado apenas para barrar aplicativos que tentam criar conexões sem permissão, mas é muito fraco quando se trata de ataques externos.

Ele não é ineficiente, só não está preparado para os ataques de hoje.


O que difere um firewall do outro?


A função principal do firewall, que é bloquear portas, todos eles fazem. Uma das diferenças está no número de porta que um e outro “protege”. Alguns aplicativos cobrem uma quantidade muito grande de portas e, por isso, detectam mais invasões. Outros ficam de olho apenas naquelas mais usadas e, por isso, às vezes deixam passar alguma coisa.

Outra diferença entre um aplicativo e outro é a quantidade de ferramentas auxiliares que eles oferecem e, claro, a interface de uso. De nada adianta um firewall cheio de opções se você precisa chamar uma equipe de cientistas para aprender a mexer, certo?! Quanto mais intuitivo o programa for, maiores são as chances de você configurá-lo corretamente e, consequentemente, mais eficiente ele se torna.

Para concluir

A melhor maneira de encontrar o firewall que se “encaixa” com seu perfil é testando alguns. Para ajudar, eu posso dar umas dicas de programas, que tal?!

•ZoneAlarm Free
•Sygate Personal Firewall
•Comodo Personal Firewall
•Comodo Firewall Pro
•Ashampoo FireWall
Bom, eu não testei todos pessoalmente, mas os demais usuários também podem ajudar! Eu conto com a colaboração de todos. E aí pessoal, qual firewall vocês recomendam? Por quê?

Eu vou ficando por aqui, espero que tenham gostado! Até a próxima!