quarta-feira, 22 de abril de 2009

FBI Software de espionagem ajuda a apanhar criminosos

Documentos oficiais tornados públicos pelo Governo dos EUA revelam que o FBI recorreu a um programa de espionagem informática, vulgo spyware, para tentar apanhar criminosos como chantagistas, hackers e pedófilos

Alusões ao Cipav começaram a surgir em 2005
A informação é avançada pelo portal CNET News, que teve acesso aos documentos através do Freedom of Information Act.
A primeira vez que surge informação pública sobre o spyware em questão, denominado Cipav (Computer and Internet Protocol Address Verifier), foi em Julho de 2007 em documentos judiciais relativos a um processo onde um adolescente era acusado de ter feito ameaças de bomba à sua escola, em Washington, via e-mail.
Segundo esse documento, os agentes do FBI especializados em segurança informática foram incumbidos de utilizar o Cipav para identificar a localização do responsável pelas mensagens.
No mesmo documento é referido que a instalação do programa aconteceu numa página privada sua da rede social MySpace.
Ao que tudo indica, o FBI terá indicações para recorrer ao Cipav sempre que um suspeito utilize comunicações electrónicas de forma anónima para falar com as autoridades ou com as suas vítimas.
Mas este não foi o primeiro caso em que o spyware foi utilizado, pois desde 2005 que há alusões ao programa.
Outros exemplos citados pelo portal CNET News incluem o caso de um chantagista que pedia a uma operadora de telecomunicações 10 mil dólares por mês para parar de cortar os seus cabos e o de um assassino profissional que colocava anúncios na Internet a oferecer os seus serviços.

Fonte : http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=132837

Nenhum comentário:

Postar um comentário