segunda-feira, 20 de abril de 2009

Seu Micro computador está infectado ???

Muitos usuários de Windows estão com seus computadores infectados por malwares (worms, adwares, spywares, trojans ...) e só sabem disso quando o sistema operacional começa a se comportar de maneira estranha. Os sintomas disso incluem:

- janelas do Internet Explorer abrindo sozinhas
- sites desconhecidos aparecem quando se quer fazer uma busca
- o Internet Explorer tem uma nova página inicial sem que você tivesse configurado-o para isso
- programas anti-spywares deixam de funcionar (ao serem abertos, fecham-se automaticamente)
- o acesso à Internet torna-se lento sem motivo
- o Windows está mais lento do que de costume
- há um tráfego adicional na sua rede sem motivo

Ao acontecer isso, é normal o usuário xingar o Windows e a Microsoft e "rebootar o micro para ver se melhora" - e continuar irritado ao ver que não há melhora alguma depois de (inutilmente) reinicializar o computador.

Os malwares vêm embutidos em diversos de programas gratuitos na web que "seduzem" o usuários para instalá-los, infectando o computador dele sem que ele perceba.

Alguns dos conhecidos programas que fazem isso são o KaZaA, Gator, GAIN, PrecisionTime, DashBar, Date Manager, WeatherScope, WeatherCast, ClockSync, BonziBuddy, IEHelper, SnagIt, MySearch, Comet Cursor entre muitos outros.

Você pode obter uma lista com programas que contém malwares em diversos sites como este e este ...

Mas o que é malware ? Malware reúne toda gama de programas que realizam tarefas nocivas sem que o usuário saiba e os 7 tipos mais conhecidos são:

Spywares, que monitoram o uso do computador, podendo roubar informações como a sua lista de endereços de e-mail, por exemplo, enviando-a para spammers

Adwares, que podem mostrar banners aleatoriamente e monitorar o seu uso da Internet, podendo roubar informações relativas à navegação (sites visitados)

Trojans, programa que ao se instalado no seu computador, abre um canal de comunicação externo para que hackers possam acessar o seu computador sem o seu conhecimento

Hijackers, programas que alteram o comportamento do seu browser, fazendo com que ele acesse páginas e sites específios sem que você tenha configurado-o para isso.

Worms, programas que têm como finalidade se propagar e infectar o maior número de computadores, fazendo com que eles automaticamente enviem milhares de e-mail, ataquem sites ou realizem tarefas específicas

Virus, programas que têm como finalidade destrutiva, infectando arquivos, partições, setores de boot ...

Keyloggers, programa que armazena tudo o que você digita no seu teclado e envia o arquivo para hackes analisarem, podendo com isso roubar senhas, logins, número de cartão de crédito ...

A solução definitiva para a eliminação dos malwares é um conjunto de três tarefas:

1. Desinstalação dos programas que contém malwares (quando isso é possível, pois muitos destes programas não têm desinstaladores)

2. Utilização de programas específicos para a detecção e eliminação dos malwares

3. Modificação do Windows para minimizar a reinstalação dos mesmos

Como estas tarefa não são simples de serem feitas, eu criei este guia que mostra como fazer isso de maneira simples e direta, além de ajudá-lo a evitar que novos malwares se instalem em seu computador.

Este guia também ajudará você a descobrir se o seu micro está infectado com worms (que enviam milhares de mensagens de e-mail sem que você saiba), algo que pode passar despercebido pelo usuário, pois como não há sinal algum visível de problema no Windows, ele pode concluir erroneamente que o micro dele não está infectado.

Para manter você atualizado em relação aos malwares, informando novidades sobre eles e como removê-los, criamos uma área no Fórum do BABOO aonde você pode postar dúvidas e problemas que você está tendo com malwares para que a comunidade do Fórum ajude-o, bem como um tópico específico sobre este guia, aonde você pode obter informações adicionais acompanhar todas as novidades.



É importante que você perca alguma horas seguindo cada passo deste Guia pois isso poderá economizar muita dor-de-cabeça e perda de tempo caso o seu computador esteja infectado e você ainda não tenha eliminado os malwares deles. Arme-se de paciência e bom-humor pois no final terá valido a pena !

Este guia tem 20 passos que ensinam você como eliminar os malwares e impedir que eles voltem. Os passos 1 a 11 mostram como identificar e eliminar todos os malwares do seu computador e os passos 12 a 20 mostram como evitar que eles reapareçam.


Este Guia está dividido em 20 passos (que foram divididos em 10 páginas):

Introdução
1. Como saber se o seu computador está infectado ?
2. Verifique o arquivo HOSTS
3. Habilite seu firewall
4. Atualize o seu antivirus
5. Execute o scan online da Panda Software
6. Instale todas as Atualizações Críticas e Service Packs existentes no Windows Update
7. Instale e execute o Ad-Aware SE (programa gratuito)
8. Instale e rode o Spybot (programa gratuito)
9. Instale e execute o BHO Demon (programa gratuito)
10. Instale e execute o CWShredder (programa gratuito)
11. Novos spywares e hijackers ? Adware Away neles ! (programa gratuito)
12. Utilizar um bloqueador de janelas pop-up
13. Bloquear a instalação aleatória de ActiveX
14. Impedir que programas modifiquem determinadas chaves do Registro
15. Impedir que programas modifiquem arquivos no Menu Iniciar
16. Impedir que programas modifiquem o arquivo HOSTS
17. Como reconhecer um e-mail falso
18. Configurações recomendadas do Windows
19. Tarefas semanais para manter o seu micro seguro
20. Aonde se atualizar sobre malwares e vulnerabilidades ?
Conclusão

Fontes

http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=12651&zoneid=24&resumo=

Nenhum comentário:

Postar um comentário