terça-feira, 28 de abril de 2009

GAZETA: Netbooks baratos mudam o mercado

SÃO FRANCISCO (EUA), 27 de abril de 2009 - Uma nova categoria de netbooks - computadores portáteis menores que os notebooks - poderá abalar a estrutura do setor de hardware este ano, e tem o potencial de trazer novos concorrentes para um mercado já bastante competitivo. A maior mudança que esses pequenos equipamentos prometem reside naquilo que eles não possuem, isto é, chips da Intel ou o sistema operacional Microsoft Windows, que dominam os atuais modelos de netbooks.

"Estamos bem no meio de uma imensa virada no mercado", defende Eric Openshaw, especialista em tecnologia da Deloitte nos Estados Unidos. Os novos netbooks consumirão menos energia e utilizarão a plataforma de processamento ARM, presente hoje em nove de cada dez celulares, em substituição à plataforma do chip Atom, da Intel.

De acordo com a ARM Holding, até dez modelos de netbooks equipados com chips ARM serão lançados este ano. Além da ênfase em sua eficiência energética, o apelo desses novos equipamentos está em preços nos Estados Unidos que começam nos US$ 200. Mas os pequenos portáteis sacrificam a familiaridade dos usuários com as interfaces convencionais dos computadores pessoais, assim como um maior poder de processamento. Os concorrentes netbooks atuais, baseados em chips Atom, são vendidos a partir de US$ 300, e servem principalmente para acesso à Internet e para aplicativos que não requeiram recursos gráficos sofisticados. (Reuters - Gazeta Mercantil)

FONTE : http://www.gazetamercantil.com.br/GZM_News.aspx?parms=2461218,43,1,1

Nenhum comentário:

Postar um comentário