quinta-feira, 11 de junho de 2009

Ajuste o Windows para economizar bateria do notebook

As duas principais versões do Windows -XP e Vista- trazem a opção de controlar quando as tarefas executadas no laptop podem exigir o máximo do portátil e quando é preciso conter energia. Dá para programar tempos de hibernação diferentes quando o equipamento está na tomada ou na bateria, por exemplo.

Para usuários do Windows XP, o caminho é clicar com o botão direito no ícone que representa a bateria do notebook (parecido com uma pilha), do lado inferior direito da tela, próximo do relógio, e escolher a opção Ajustar as propriedades de Energia (Adjust Power Properties).

Na caixa de diálogo aberta, é possível definir em quanto tempo o sistema operacional deve desligar HD, tela ou entrar em modo de hibernação quando o portátil estiver na tomada e quando estiver fora dela.

Agora, se você usa o Windows Vista em seu notebook, clique no ícone da bateria e escolha a opção "Economia de Energia". Essa opção faz com que o Windows Vista desative de uma maneira mais rápida tanto em dispositivos quanto a tela quando eles não estejam sendo usados.

Experimente fazer outros ajustes escolhendo a opção "Mais Opções de Energia". Na aba "Gerenciamento de Energia do Processador", determine a velocidade máxima do chip quando o laptop estiver plugado na tomada ou usando a bateria.

Deixe a inicialização mais rápida
Outra dica para economizar a bateria é reduzir o número de programas a serem executados, principalmente na hora de inicializar o sistema operacional. Afinal, quanto menos softwares forem executados, menos é exigido do notebook.

Para isso, execute o utilitário MSConfig (Inciar>Executar>MSConfig), vá até a aba Inicializar (Startup) e desabilite os programas secundários, como Google Desktop, Windows Live Messenger etc.

Olho nas atualizações

Deixe para fazer atualizações de antivírus e do próprio Windows quando o notebook estiver conectado na tomada. Vá até o Painel de Controle (Control Panel) > Atualizações Automáticas (Automatics Updates) e deixe a opção "Notificar-me de atualizações, mas não baixá-las ou instalá-las automaticamente" (Notify me but don't automatically download or install them). Aceite as atualizações quando o laptop estiver na tomada. Cuidado para não esquecê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário