quinta-feira, 11 de junho de 2009

Dicas simples para quem quer comprar um Notebook

A escolha de qualquer microcomputador, seja ele desktop ou notebook, deve ser feita de acordo com o uso que se pretende dar ao micro. Na hora de escolher um notebook, devemos verificar os seguintes itens:

- Processador: Também chamado de CPU, é o “cérebro” do computador e nem sempre pode ser trocado (no caso dos notebooks). Assim é interessante escolher um processador com boa capacidade de processamento.

Atualmente, existem no mercado processadores para notebook com mais de um núcleo (chamado de “core”). Na prática, é como se fossem 2 ou mais processadores em um só chip, aumentando a capacidade de processamento.

Minha sugestão inicial para processador de Notebook seria o Intel Core 2 Duo. Evite processadores Celeron ou Sempron, pois sua capacidade de processamento é inferior. Se a grana estiver curta, podemos optar por um Intel Pentium Dual Core ou AMD Turion X2.


- Memória RAM: Quanto mais memória RAM, mais facilmente os programas serão executados no notebook, fazendo com que as tarefas sejam realizadas em menor tempo. A recomendação é 2 GB ou mais de RAM.

Se for trabalhar com 4 GB ou mais, será preciso usar um sistema operacional de 64 bits (Windows Vista 64, Windows XP de 64 bits ou Linux 64 bits) para que a memória seja totalmente reconhecida.

Quem estiver com o orçamento limitado, pode escolher um notebook com 1 GB de RAM, mas verifique se ainda existem slots (encaixes) livres para poder fazer uma expansão de memória no futuro.


- Sistema Operacional: É o programa que controla todo o computador. Apesar do Linux ser um excelente e seguro S.O. (Sistema Operacional), devemos verificar qual o uso que será dado ao notebook.

Para arquitetos, por exemplo, seria interessante que o notebook fosse equipado com Windows XP ou Windows Vista. Isto porque a maioria dos programas gráficos da área (AutoCAD, SolidWorks, etc.) só possui versões para Windows.

Atualmente, praticamente só o Windows Vista é oferecido nos notebooks. Neste caso, escolha a versão Windows Vista Home Premium ou superior. Se o uso for genérico, o Linux é uma ótima opção gratuita que faz com que o preço total do notebook seja menor.


- Placa de vídeo: Em quase todos os notebooks, a placa de vídeo é “embutida” na placa mãe para economizar espaço e consumo de energia, além de baratear o preço do conjunto.

Esse tipo de placa, normalmente chamada de plca de vídeo “onboard” funciona razoavelmente bem, mas quem puder dispor de mais alguma verba, pode procurar um notebook com placa de vídeo dedicada. Costumam ser bem caros, mas o desempenho dos aplicativos gráficos fica bem melhor.


- Tamanho da tela e resolução: Em geral, é interessante uma tela de, pelo menos, 15 polegadas. Mas para quem for rodar aplicativos gráficos, o ideal mesmo seria uma tela de 17 polegadas ou mais.

É importante também que a resolução seja alta. A maioria dos notebooks trabalha na resolução de 1280 por 800 pixels (em tela no padrão “widescreen”).

Mas existem notebooks com resoluções maiores, principalmente os que tem tela de 17 polegadas ou superiores que podem chegar a 1680 por 1050 pontos ou mais.

A regra neste caso é fácil: Para quem precisa rodar aplicativos gráficos deve comprar um notebook com a maior tela e com a maior resolução possível. Senão uma tela de 15 polegadas funciona bem.

É importante também que o notebook tenha uma saída VGA para que possa ser ligado a um projetor ou monitor externo maior. Saída para TV também é interessante. Só um detalhe: Notebooks com telas grandes normalmente têm peso maior.


- Disco rígido (HD): Neste caso, quanto maior melhor. Escolha um notebook com HD de, pelo menos, 160 GB. Hoje existem HDs para notebooks com capacidade de 500 GB ou mais.

Vai depender do orçamento de cada um. Se não puder comprar o notebook com HD grande, poderá trocar no futuro ou ainda acrescentar um HD “externo” em uma das portas USB do micro.


- Disco óptico: Aqui é bastante simples: Basta um gravador de DVD. Aliás, esse é o padrão de quase todos os notebook do mercado.


- Rede (sem fio, com fio, modem etc): Hoje quase todos os notebook vêm com suporte à rede sem fio. Verifique apenas se o padrão é o 802.11g (54 Mbps) ou superior.

Também é importante haver uma conexão de rede com fio, principalmente se o profissional trabalha em uma grande empresa. Mas quase todos notebooks atuais também vêm com esta conexão.

Também é interessante que o notebook possua um modem interno (para linha telefônica) que pode ser usado em emergências. Finalmente: uma conexão Bluetooth também é interessante, pois permitirá conexão com dispositivos sem fio como celulares, impressoras etc.


- Teclado e mouse: Se puder, teste o teclado do notebook antes de comprar. Acredite, em alguns casos as teclas são pequenas e atrapalham que tem mãos grandes a ponto de impedir a digitação.

Os notebooks não vem com mouse e a maioria deles substitui por uma superfície sensível ao toque (“touchscreen”). De qualquer maneira, um mouse ou teclado externo pode ser ligado através das portas USB.

Aliás, é importante escolher um notebook com um bom número de portas USB. O ideal seriam 4 portas USB disponíveis. Senão teremos que comprar um acessório (HUB USB) para aumentar o número de portas.


- Peso: Quem carrega um notebook de um lado para o outro sabe que esse item é importante. Infelizmente, se seguirmos algumas das dicas já apresentadas, veremos que os notebooks escolhidos serão pesados (provavelmente com 3 Kg ou mais). Até é possível encontrar notebooks avançados e que pesam pouco, mas aí o preço sobe muito!


- Bateria: Item muito importante para quem precisa trabalhar com mobilidade. Se a pessoa não tem acesso à rede elétrica de maneira fácil a duração da bateria é um fator importantíssimo.

Neste caso, procure baterias com 9 células, pois sua autonomia é bem maior. Cuidado com notebooks que têm baterias de 4 células ou menos, pois a duração das mesmas pode ser menor que 1 hora!


- Marca e garantia: A garantia é muito importante. Exija nota fiscal e garantia de, pelo menos, um ano. Verifique também se o sistema operacional é original.

Quanto à marca, procure fabricantes conhecidos ou sugestões de amigos, pois existem no mercado alguns fabricantes “aventureiros” oferecendo produtos baratos mas com qualidade inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário